top of page
Centro da cidade
  • Foto do escritorTerceirize Agora

A importância de um fluxo de caixa eficiente na sua empresa

Atualizado: 21 de jul. de 2022

Para que seu negócio consiga crescer de forma sustentável, algumas estratégias de gestão e de controle são necessárias. E quando falamos de financeiro, umas das ferramentas de controle mais utilizada e eficiente é o fluxo de caixa. Relatório que é essencial para o seu negócio, independente da sua área de atuação e do tamanho da sua empresa.



Venha conosco nessa leitura e entenda o que é o fluxo de caixa e porque ele é tão importante para sua empresa e o seu crescimento!


O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um dos principais instrumentos para auxiliar o controle financeiro do seu negócio. Com esta ferramenta é possível acompanhar detalhadamente toda a movimentação financeira da sua empresa. Geralmente é analisado em períodos mensais, mas podendo ser diário, semanal e quinzenal.


Por que o Fluxo de Caixa é importante?

O fluxo de caixa pode ser utilizado de várias maneiras para otimizar a gestão financeira, assim listamos algumas dicas de como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa:


  • Auxilia no gerenciamento de gastos: Ao analisar corretamente o fluxo de caixa é possível que você identifique gastos desnecessários dentro de algum processo realizado dentro da sua empresa. Assim, por exemplo, em algum setor que esteja ocorrendo um desperdício de recursos é possível observar esse gasto e corrigi-lo, podendo levar ao um aumento do lucro.


  • Assegura seu controle financeiro: Utilizando o Fluxo de Caixa você garante um maior controle das contas da sua empresa, sabendo exatamente quanto você está gastando e com o quê, além de estar ciente de tudo o que está entrando na empresa e de onde vem esse dinheiro.


  • Garante um Planejamento Financeiro: Através de uma análise de histórico de fluxos de caixas passados é possível fazer projeções que possam ajudar a empresa a se planejar financeiramente. Analisando estes históricos você pode fazer uma previsão de receita e de saída para determinado mês, podendo prever impactos causados por diversos motivos, que podem variar desde uma crise econômica até a sazonalidade (que são as variações que influenciam na sua empresa, normalmente climáticas ou de movimento).


  • Apoia o processo de tomada de decisão: Levando em consideração que o futuro pode ser baseado em lições do passado, para que você possa planejar o futuro da sua empresa, é preciso que você reúna a maior quantidade de informações (atuais e históricas) possíveis. Os dados retirados de uma análise de fluxo de caixa são valiosíssimos para embasar a tomada de decisão da sua empresa, uma vez que você conhece os históricos de entradas e saídas, dependendo da amplitude das mudanças que você realiza, a tendência é que resultados venham a se repetir.


Agora que você entendeu a importância do #fluxodecaixa, já pode aplicar essas dicas ao seu negócio e concentrar informações relevantes sobre a entrada e saída de recursos dentro da empresa. Ele proporciona um registro fiel das operações diárias, mensais e anuais e facilita o monitoramento por parte dos líderes e daqueles que formulam as estratégias financeiras da empresa.



Gostou do post e quer facilitar a realização do seu fluxo de caixa? Entre em contato com a Terceirize Agora e saiba mais!





Fique à vontade para comentar abaixo as suas dúvidas também!

Comments


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de tudo acontece no Blog

Obrigado pelo envio

Prometemos não usar suas informações de contado para enviar qualquer tipo de SPAM

ícone whatsapp
bottom of page