top of page
Centro da cidade
  • Foto do escritorTerceirize Agora

Como a taxa Selic impacta na sua empresa?


Mulher olhando gráficos

Provavelmente você já deve ter ouvido falar na taxa Selic, também conhecida como a taxa básica de juros da economia Brasileira, defina pelo Banco Central para controlar a inflação. A Selic tem esse nome por conta do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, uma espécie de mercado em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente e onde apenas o Bacen e instituições financeira tem acesso e podem negociar títulos nesse sistema.


A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o COPOM, se reúne para avaliar como anda a atividade econômica do país e se a inflação está controlada ou não. E a partir dessas analises, que é definida a meta para taxa Selic. Com o objetivo de assegurar a estabilidade da economia e evitar descontroles de preço, que causam a perda do poder de compra da moeda.



Por que a Selic afeta a nossa vida e nossas empresas?

A principal estratégica de política monetária é influenciar a quantidade de dinheiro que circula na economia. A lógica é a seguinte, quanto mais recursos estiverem disponíveis, maior a tendência das pessoas consumirem. E quando isso acontece aumenta a demanda por produtos e serviços e naturalmente os preços sobem. Ao contrario se mantem a mesma lógica. Menos recursos, menos demanda, preços mais baixos.


E é ai que entra a Selic. Quando a economia está aquecida e os preços começam a subir, a Selic é elevada. Diminuindo recursos em circulação. Juros de cartão de crédito e do cheque especial aumentam, a taxa de juros de capital de giro fica mais cara, e o empréstimo que o empresário precisaria para ampliar o seu negócio, pagar ou fazer qualquer tipo de investimento também fica com taxas maiores. E isso vale o próprio governo também. Já a diminuição da Selic, estimula o consumo e ajuda a aquecer a economia.


mão segurando cartão de crédito


Principais impactos da Selic:


- Impacto no consumo: Quando os empréstimos e financiamentos ficam mais caros, a tendência e que o consumo tende a diminuir. Aumentando o custos dos produtos e serviços.

- Impacto nos investimentos: A Selic beneficia os investimentos atrelados a renda fixa, que são os famosos títulos públicos federais, CDBs emitidos pelos bancos, Debêntures, entre outras opções. Todos esses papeis tendem a seguir a taxa Selic.



Podemos concluir que a taxa Selic afeta diretamente todos os consumidores e empresas de todos os portes e segmentos. Deste modo, a melhor maneira de diminuir os impactos negativos desta flutuação é investido em um bom planejamento e controle financeiro de curto e longo prazo.


Deste modo, sua empresa se tornará muito mais eficiente e poderá se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado.

A Terceirize Agora com um time de especialista pronto para te ajudar a alcançar a eficiência do seu setor financeiro.




Entre agora mesmo em contato e conheças nossas soluções.


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de tudo acontece no Blog

Obrigado pelo envio

Prometemos não usar suas informações de contado para enviar qualquer tipo de SPAM

ícone whatsapp
bottom of page